quinta-feira, 27 de novembro de 2008

E só agora é que dizem?

Stirling Moss, Jim Clark, Mario Andretti, Alan Jones, Didier Pironi (na foto do lado esquerdo), Alain Prost, Nigel Mansell, Ayrton Senna e Felipe Massa? O que têm estes nove pilotos de Fórmula 1 em comum?

Acredito que o primeiro instinto é pensar que todos eles ganharam títulos, mas rapidamente se percebe que Felipe Massa não o conseguiu fazer... por uma curva. Na verdade, todos estes nove pilotos teriam agradecido se o génio de Bernie Ecclestone se tivesse revelado mais cedo.

A história é simples. Segundo o patrão da Fórmula 1, o Mundial de pilotos a partir de 2009 deverá decidir-se não através dos pontos que cada piloto soma ao longo de todos os Grandes Prémios, mas sim o número de medalhas (ouro, prata e bronze para os primeiros três lugares). Basicamente, o piloto que vença uma prova ficará à frente de outro que termine no segundo lugar em todas as provas.

Se o caso de Felipe Massa ainda está bastante presente, que dizer de todos aqueles que, injustiçados ou não, não foram campeões apesar de terem ganho mais títulos? Se Felipe Massa ainda está em actividade e a tempo de vencer e Mansell, Senna, Prost, Clark, Andretti e Jones conseguiram chegar a campeões do Mundo, Stirling Moss e Didier Pironi nunca vão sair do quase. Daquele ano em que apesar de terem ganho o maior número de provas, não passaram disso.

Pelo contrário, existe o exemplo de Keke Rosberg em 1982. O finlandês, pai do alemão Nico Rosberg que corre actualmente no "Grande Circo". Numa época com 16 provas, Rosberg venceu apenas uma. Rapidamente o leitor deduzirá uma de duas coisas: ou Keke era de uma regularidade impressionante ou o campeonato foi mais equilibrado do que nunca?

Vamos por partes. De facto, além da vitória no Grande Prémio da Suíça (apenas o antepenúltimo do Mundial), Rosberg terminou três vezes no segundo lugar e duas no terceiro, contudo não foi isso que lhe deu o título. O equilíbrio foi tão grande que houve 11 vencedores de provas. De acordo com o modelo pensado por Ecclestone, o vencedor seria Didier Pironi (cá está ele outra vez), visto ter ganho duas provas. Ainda assim seria preciso recorrer ao desempate por medalhas de prata, já que John Watson, Alain Prost, Niki Lauda e René Arnoux conseguiram o mesmo.

1958
Mike Hawthorn Stirling Moss

1964
John Surtees Jim Clark

1967
Denny Hulme Jim Clark

1977
Niki Lauda Mario Andretti

1979
Jody Scheckter Alan Jones

1982
Keke Rosberg Didier Pironi

1983
Nelson Piquet Alain Prost

1984
Niki Lauda Alain Prost

1986
Alain Prost Nigel Mansell

1987
Nelson Piquet Nigel Mansell

1989
Alain Prost Ayrton Senna

2008
Lewis Hamilton Felipe Massa

1 comentário:

PedroSilva disse...

Muito interessante, como o resto dos conteúdos do blog - gosto deste estaminé (adoro que o blogger reconhece como erro ortográfico a palavra "blog"). Eu que nem sou grande fã de desporto automóvel, fiquei interessado no tema